13 julho 2011

Victor Uchôa participa do Campeonato Brasileiro em duas categorias



Depois de diversas corridas na Europa, a atenção do kartista potiguar Victor Uchôa está voltada para a principal competição de kart do país. O jovem piloto já está desde o começo da semana em São Paulo, realizando treinos no kartódromo de Interlagos. No próximo dis 17, neste mesmo circuito, acontecerão as provas principais do Campeonato Brasileiro de Kart.

Victor é atual campeão nacional da categoria mirim, mas sabe que a prova desse ano será ainda mais difícil, já que ele irá competir em novas categorias. O kartista irá competir nas categorias cadete e super-cadete, o que dobra a sua responsabilidade na prova. Na super-cadete, Victor irá enfrentar pilotos de até 12 anos. A preparação dele, no entanto, já foi pensada em desafios como esses. Victor está competindo atualmente no WSK Master Series, competição que conta com a elite do kartismo mundial e a categoria dele envolve piloto de até 13 anos.

"As dificuldades no WSK Master Series são importantes, para que Victor ganhe experiência. Sabemos das dificuldades impostas em um Campeonato Brasileiro como esses, em que a maioria dos pilotos treina somente no Brasil e conhecem cada detalhe da pista, sobretudo, a pista de Interlagos, uma vez que boa parte dos pilotos são paulistas", declarou Gláucio Uchôa, pai e empresário do kartista.

A equipe de Victor sabe que, apesar do título do ano passado, existem outros pilotos que estão mais cotados para conquistar o troféu. Isso porque o Campeonato Brasileiro é a única prova que kartista participa no país, enquanto os outros pilotos competem com freqüência em Interlagos, kartódromo onde surgiu nomes como Felipe Massa, Rubens Barrichelo, Tony Kanaan e Ayrton Senna.

"Eles já conhecem tudo. A pista, os atalhos dela. E eu não tenho essa intimidade toda e, por isso, fica mais complicado. Vou lutar por uma vaga no pódio, mas acreditando também que posso conquistar o título, dependendo das circunstâncias, mas sei que é muito difícil", disse Victor, que será patrocinado no Campeonato Brasileiro pela Faculdade dos Guararapes, Unimed Natal, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo, Escola Lápis de Cor e Banco do Nordeste.

Além disso, o kartódromo de Interlagos tem características bastante diferentes, em relação às pistas europeias, que são mais largas. "Eu estou competindo com freqüência em kartódromos mais largos. Então, a adaptação é sempre complicada. Tenho que trabalhar pesado para buscar um lugar no pódio, mas sei que será muito difícil", declarou Victor.

E, para superar essa dificuldade, a grande aposta de Uchôa é na continuação da equipe que o preparou para o evento do ano passado. Victor competirá com o chassi da Kart Mini, na qual ele foi convidado exclusivamente para essa prova para correr como piloto de fábrica, com motor da Mittag Preparações e fará parte da equipe Camargo Racing. Essas três empresas, exemplos de profissionalismo, irão trabalhar a preparação de Victor como prioridade e, por isso, o kartista ascende às esperanças na conquista de mais um pódio.

"Essas empresas são excelentes. Acredito no trabalho da Mini, da Camargo Racing e da Mittag Preparações. Com esse trio, a preparação melhora muito e eu vou poder voar na pista", declarou o kartista.

Victor Uchôa está também fazendo preparação física em dois turnos, para que ele suporte a uma prova que exige muito dos participantes, como é o Campeonato Brasileiro, prova mais esperada do ano e única que o piloto potiguar participa no país. O kartista ainda fez um relaxamento mental, para que a pressão não o incomode e ele esteja preparado para cada desafio que venha a enfrentar no Campeonato Brasileiro.

"A preparação foi pensada de uma forma para que Victor se preocupe apenas em correr. É isso o mais importante", comentou Gláucio.

No final de maio, Victor Uchôa assinou contrato com a Tatics - Comunicação e Marketing Esportivo, que tem a missão de trabalhar na captação de patrocínios para o jovem piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário