17 agosto 2011

Mudança de patrocinador a cada partida prejudica o planejamento dos clubes



Na última terça-feira, dia 16, o jornal mais tradicional do estado do Ceará, O Povo, apresentou em seu caderno esportivo uma interessante matéria (foto) sobre o crescimento recente dos patrocínios pontuais nos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O levantamento, assinado pelo jornalista Rogério Gomes, focou principalmente na incerteza financeira causada pelo ausência de um patrocínio Master, que prejudica o planejamento dos clubes a médio e longo prazos e, em especial, no caso do Ceará Sporting Club, objeto de análise da matéria.

Ouvido pela reportagem, o Sócio-Diretor da Tatics, Evandro Ferreira Gomes, diagnosticou que as inúmeras trocas no principal espaço para a marca de patrocinadores das camisas de um time como o Ceará acabam prejudicando o clube no ponto de vista mercadológico. “O fato de estampar várias marcas em sistema de rodízio por jogo acaba não sendo o ideal porque acarreta em incertezas quanto ao planejamento financeiro. Bom seria um patrocínio master através de um relacionamento mais duradouro”, declarou Evandro à reportagem.

A alternativa do patrocínio pontual é apontada por Evandro Ferreira Gomes como uma espécie de opção paliativa, mas cujo rodízio de marcas pode provocar uma certa dificuldade de lembrança para o torcedor da marca estampada na camisa do clube, além de uma natural saturação do mercado.

"Temos que analisar também que nem todos os times gozam da visibilidade de um Corinthians, por exemplo, para ter acesso constante a esse tipo de aporte, só conseguindo no caso de jogos de maior evidência. A própria matéria do jornal mostrou que o Ceará conseguiu poucos patrocínios pontuais em relação ao total de jogos. O ideal mesmo seria um Master. Temo que o mercado, ou seja, as empresas dispostas a comunicar via plataforma esportiva, se acostume a escolher a praticidade dos jogos pontuais em detrimento de vínculos mais duradouros e sujeitos às intempéries comuns ao ambiente do futebol", declarou.

A matéria completa está disponível no sistema de arquivo on-line do O Povo, no endereço do jornal na Internet: http://www.opovo.com.br.

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