Até pouco tempo, ter contato direto com um ídolo era algo bem distante da nossa realidade. Para quem morava longe, cartas e viagens programadas em dia de apresentações eram as principais ideias. Para quem tinha a oportunidade de estar mais perto, uma cansativa pernoite em frente à casa ou local de trabalho talvez fosse a forma mais concreta para conseguir fazer uma pergunta, declarar algum sentimento ou mesmo ter uma palavra direcionada. No mais, era aguardar uma entrevista no rádio ou na TV, sem qualquer tipo de interação.
Após o surgimento da internet este cenário mudou, e hoje em dia, especialmente com o crescimento das mídias sociais, a aproximação do fã com o seu ídolo praticamente ficou imediata, seja na interatividade entre ambos como também na atualização constante de todos os passos diários do famoso.
No esporte, precisamente no futebol, é onde cada vez mais vemos situações deste tipo, e, infelizmente, algumas delas com capítulos bem tristes. São corriqueiras as declarações despropositadas de alguns atletas, gerando desconforto entre colegas de trabalho e "bate-boca" com torcedores e membros da imprensa. Basta uma rápida passagem pelo Orkut, Facebook e Twitter, citando três das mídias sociais mais utilizadas no Brasil, para se verificar cenas lamentáveis que podiam perfeitamente serem evitadas.
Quando da minha experiência dentro dos departamentos de marketing e informática em um clube profissional de futebol, costantemente me deparava com casos desagradáveis nos perfis de jogadores na Web. O clube pode, e deve, zelar pelo seu contratado, mas certas posturas precisam vir do próprio atleta.
Ao mesmo tempo que a aproximação do esportista com o público é algo extremamente válido e com uma espetacular potencialização de carreira, pode ser também perigoso se não houver um gerenciamento bem definido. Na Tatics, estamos preparados para desenvolver estratégias de comunicação voltadas para a gestão de informações e imagem em ambientes digitais. Entre em contato conosco e veja como poderemos lhe ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário