A Tatics foi mais uma vez consultada pela imprensa esportiva cearense, o tema da vez foi a presença dos times locais nas redes sociais. Entrevistado, o Sócio-Diretor da Tatics, Evandro Ferreira Gomes, foi ouvido pelo jornalista Bruno Formiga e falou sobre a relação existente entre futebol e redes sociais.
A entrevista fez parte da matéria do jornal O Povo na edição do sábado, dia 07 de janeiro, e foi publicada na íntegra hoje, dia 09 de janeiro, na coluna Na Bola, do site CNews.com.br. Confira a entrevista:
Bruno Formiga: Como você avalia o uso das ferramentas por aqui?
EVANDRO: Vejo que Twitter, You Tube, Facebook, etc, têm sido cada vez mais utilizadas pelos clubes, o que é muito bom. Entretanto, apesar do voluntarismo de quem opera essas ferramentas, algumas vezes percebo a falta de uma qualificação maior no conteúdo que é gerado e algumas vezes um desperdício de possibilidades que poderiam ser utilizadas a favor do clube. Creio que os responsáveis pelas atualizações devem se especializar mais no mundo das mídias sociais para poderem extrair os melhores benefícios possíveis desse canal de relacionamento fantástico.
Bruno Formiga: Qual a importância de os clubes terem um acompanhamento nas redes sociais?
EVANDRO: É vital, pois podem ter noção da percepção do sentimento do torcedor no cotidiano do clube, serve como filtro da opinião pública. Permite o monitoramento do que está sendo falado sobre o clube, jogadores e diretores. Serve também como ambiente de comunicação e canal de relacionamento, quase que como uma ouvidoria. Sem falar na possibilidade do chamado “comércio social”, com viés de vendas de produtos e serviços através das redes sociais.
Bruno Formiga: É moda ou tendência?
EVANDRO: O ambiente digital veio para ficar. É tendência. Já faz parte do dia a dia das classes média e alta, que já são a maioria da população no Brasil. Está rapidamente chegando às camadas mais populares. Permite um conteúdo colaborativo de quem acompanha o futebol e acaba se tornando quase que uma arquibancada on-line. Não há mais volta. As ferramentas podem até mudar, mas o hábito de compartilhar opiniões e acompanhar o futebol pelas mídias digitais é uma realidade.
Bruno Formiga: E quem, por aqui, você acha que usa melhor?
EVANDRO: Honestamente acho que são muito parecidos. O Ceará talvez seja um pouco superior, passando a ideia de mais profissionalismo e menos voluntarismo. Já vi boas ações no Fortaleza também, embora não contínuas, talvez porque se mantenham em atividade durante o ano por menos tempo em razão do calendário da Série C. Enfim, ambos têm ainda muito a explorar o poder das redes sociais.
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